sábado, 17 de abril de 2010

O que é uma Constelação Sistêmica Familiar?

A Constelação Sistêmica Familiar é uma técnica terapêutica que foi desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger, na década de 70.
É uma terapia focada na reorganização do sistema familiar, ou seja, cada membro de uma família (sistema) deve ocupar um lugar e papel definido, o que nem sempre acontece na pratica, pois muitas vezes vemos filhos fazendo papel de pais dos próprios pais e outras tantas trocas que podemos identificar apenas observando um pouco nosso próprio sistema familiar.
Hellinger defende a tese de que a maior parte das nossas dificuldades na vida emocional, amorosa e prática (trabalho, dinheiro, doenças, etc) são resultados de heranças genéticas, culturais e da educação que recebemos de nossos pais e antepassados, formando assim padrões que repetimos e transmitimos aos nossos descendentes, perpetuando assim um sistema familiar desestruturado.
Vários são os motivos que levam um sistema familiar a sair do seu equilíbrio, quer seja pela morte prematura de um familiar, um aborto (natural ou não), pela exclusão ou quebra de vínculo com nossa linhagem masculina ou feminina, podemos também entrar em sintonia (dó) com a dor de um antepassado e por este "dó" repetirmos seu script de vida, seja de abandono, solidão, doença ou outro tema.
Através desse sistema terapêutico pode-se reorganizar o sistema familiar de tal forma que passamos a vivenciar somente as nossas próprias experiências e não os padrões herdados.
Com isto a vida volta a fluir no seu ritmo natural. Embora seja direcionada para a reestruturação familiar também vem sendo aplicada com sucesso nos processos de Gestão de Carreira, Coaching e em departamentos/setores ou pequenas/médias empresas, para diagnosticar dificuldades relacionadas: abertura de empresa, qual o melhor segmento para o proprietário, baixa retorno da área comercial, sucessão, liderança e desestruturação ou desmotivação dos departamentos, dentre outros.
A constelação também é indicada para todas as pessoas que desejam melhorar/trabalhar: Relacionamentos familiares, reorganizando os papéis de cada membro; Relacionamentos afetivos, esclarecendo e resolvendo os conflitos, e dificuldades Passadas, e a dificuldade em ter ou manter relacionamentos; Problemas de saúde, neutralizando a causa do problema; Comportamentos destrutivos; Depressão; Emagrecimento; Perdas e luto; Direcionamento de carreira; Dificuldades em emagrecer, qual a causa real; Integração de Curriculo. Questões financeiras, esclarecendo se a dificuldade está relacionada com o ganhar, o manter, ou o desfrutar, além de esclarecimentos sobre os conflitos gerados no recebimento dos bens ou heranças e sua liberação. É uma terapia breve realizada em um processo de no máximo 2 (duas) horas, normalmente é realizada em grupo, com um terapeuta dirigindo o processo. Podemos dizer que ela se divide em 3 fases:
- 1a. Fase: Definição do tema a ser trabalhado e das pessoas envolvidas no processo,
- 2a. Fase diagnóstico do problema relacionado ao tema e
- 3a. Fase aplicação da técnica, conclusão e resolução do problema trazido no inicio do processo. Embora seja realizada em no máximo 2 (duas) horas, tudo que for trabalhado e modificado, continua seu efeito por meses, sendo integrado pouco a pouco ao inconsciente da pessoa que for tratada e todos os envolvidos na terapia. O tempo de integração depende sempre da flexibilidade e abertura de cada pessoa.
Resumindo: para quem tiver interesse, vale a pena !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário